A primeira coisa a se pensar sobre os pecados capitais é que eles não são o tipo de peque se comete e se arrepende muitas vezes, como atos isolados, mas são uma atitude estável, que se prolonga ao longo da vida, e são difíceis de se redimir porque para isso é necessário uma mudança na própria raiz da personalidade da pessoa. Assim, é fácil perceber que um determinado pecado vai ser recorrente na vida da pessoa, e visto por ela como um traço natural seu. O pecado vai além da transgressão moral: ele é o rompimento do plano divino, é a arma que os homens dão ao Inferno contra Deus.
Ao falar da Preguiça, São Tomás usa o termo “acídia”, que tem um sentido mais amplo do que aquele em que usamos Preguiça. É a negação do esforço, o torpor, a inatividade. Está ligada à negligência e a falta de vontade. É um pecado que leva a outro bastante grave, a omissão. A virtude que se opõe a Preguiça é a Diligência.
O próximo (e meu favorito) é a Ira. É a perda do auto domínio levando à violência, é a raiva excessiva e mal direcionada. A Ira é um pecado complicado por sua ambivalência: a ira justa é a força com a qual se combate o mal, um dom divino, e permite atingir bens espirituais difíceis através da força de vontade. Mas o descontrole, o usar a ira contra tudo e qualquer coisa, é um pecado. A Ira é o pecado que leva mais facilmente a destruição física, e está ligado ao lado mais animal do ser humano. Sua virtude opositora é a Paciência.
A Avareza é a falha moral irmã da traição, como no caso de Judas. É a obsessão por juntar bens materiais, o culto ao dinheiro, a ganância. O avarento é egoísta, explorador e desonesto, e vive em função do lucro. Não sente prazer em nada, nem busca evoluir espiritualmente: só o juntar, ter, acumular, sempre mais e mais, satisfazem quem tem o pecado da Avareza. Sua virtude de oposição é a Generosidade.
A Gula, o sexto da lista, é uma deturpação de algo natural, o desejo de comer e beber. Mas o glutão não busca a saciedade, só o prazer de manter a boca cheia e o estômago trabalhando. É uma busca desordenada de prazer. Os vícios estão incluídos no pecado da Gula, sejam o fumo, o álcool, as drogas lícitas ou ilícitas. O desperdício e a embriaguez andam juntos desse pecado. Sua oposição é dada pela Temperança.
E por último, vem a Luxúria, que é a sexualidade levada à inconseqüência, o desejo desordenado, a entrega à carne. A Luxúria é descontrole, e ocupa a mente de quem se entrega a ela das maneiras mais inconvenientes. Se liga a corrupção dos costumes e a todo tipo de pecado sexual. A oposição a ela se dá pela Castidade.
Lúcifer para o Orgulho;
Leviatã para a Inveja;
Belphegor para a Preguiça;
Satã para a Ira;
Mammon para a Avareza;
Belzebu para a Gula;
Asmodeus para a Luxúria.

Um comentário:
E Ashtaroth, seria o demônio relacionado a o que?
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