segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Episódio 3.02 – The kids are all right

Changelings


Changelings são encontrados em toda a mitologia mundial. Aqui, vou me fizar nas lendas que tem mais conexão com o que vimos no 3.02, ligadas principalmente a Irlanda e as Wales.

Um changeling é um bebê humano que é levado pelas fadas e, em substituição, as é deixado um bebê feérico, ou uma outra coisa, como um troll metamorfoseado, um pedaço de pau ou um boneco de cera, que embora a princípio seja idêntico a criança roubada, com o passar dos dias vai mostrando sua verdadeira personalidade e mudando de aparência.

A primeira coisa que chama atenção é a imensa má sorte que atinge a casa onde o changeling está. Todo o tipo de acidente passa a acontecer, causando estranheza por serem muito graves e incomuns.

Embora sejam mais comuns as trocas de bebês, existem relatos de trocas de crianças e até de adultos. Crianças que sejam muito bonitas, invejadas ou que chamam a atenção são as vítimas preferidas. A ausência do pai, seja porque não está na casa durante parte do tempo ou porque não vive com a criança também facilita a troca: a fada adulta, que é quem faz a troca, se desagrada com a presença paterna.

São vários os sintomas que levam a crer que houve uma troca: os olhos do changeling são mais escuros e maiores, além de parecerem mais velhos e sábios que os da verdadeira criança; com o passar dos dias, a pele do changeling também parece mais amarelada e chega a ficar ressequida como pergaminho. Além disso, o changeling come muito e permanece sempre com fome. Existem relatos em que a criatura comeu tudo que havia na casa e não se satisfez. Ele tende a cometer atos que são reprováveis sem culpa, e são muito possessivos.

Vários são os destinos possíveis para a criança humana seqüestrada, mas o que mais se adequa a essa pesquisa costuma envolver a escravidão da criança pelas fadas que fizeram o seqüestro.

Várias artimanhas são usadas para fazer a criatura mostrar quem realmente é. A mais comum é ir cozinhar a refeição da família usando uma casca de ovo como panela, o que faz a criatura, totalmente surpreendida, mostrar sua verdadeira idade, ao falar coisas como “eu sou mais velho que as árvores e os montes, mas nunca vi uma casca de ovo saciar a fome dos homens”, entre outros truques que fazem a criatura mostrar sua real idade. O fogo é um anátema para eles, sendo mortal, assim como o sal e o aço impedem sua passagem. Embora destruir o changeling ou faze-lo mostrar quem é possa ser a chave para saber o destino da criança roubada, normalmente é preciso resgata-la, sabendo que esse tipo de fada prefere viver em subterrâneos em colinas ou próximo a colinas.

Existem relatos de changelings que não são maus, e casos em que a criança é levada para viver com as fadas como príncipe em uma corte feérica (já que as fadas tem grande dificuldade em ter filhos), e changelings que trazem riqueza a sua família adotiva ao serem bem tratados, além de serem exímios músicos, mas essa é uma outra história...

4 comentários:

f5puff disse...

Muito bom seu blog.
Adorei os artigos.

Anônimo disse...

As crianças são legais :-)

Anônimo disse...

Parabens Sah..
Adorei..
Isso vai ser uma ajuda e tanto para mim que estou montando um RPG baseado em Supernatural..
Alem de amar o folclore moderno...

Anônimo disse...

Ótimo artigo, mas faltou uma imagem